Se liga na Aranha!!!



Nova espécie de aranha caranguejeira rara é descoberta na Ásia


 
Gostaria apenas de lembrar a todos que qualquer inseto ou animal silvestre deve ser manipulado/tocado sem qualquer tipo de conhecimento. No caso das aranhas, todos...todos tem algum tipo de toxina/peçonha, podendo causar algum tipo de reação alérgica em nosso organismo...seja uma simples aranha papa mosca ou até mesmo as gigantes caranguejeiras que são vistas em filmes, sendo manipuladas por pessoas..." Allan P. Velcic".
Uma nova espécie rara de aranha caranguejeira, que pode chegar a ter 20 centímetros de tamanho, considerando a extensão das patas, foi descoberta em florestas ao norte do Sri Lanka, na Ásia, por uma equipe de cientistas.

Batizada de Poecilotheria rajaei, a aranha tem cor castanho-acinzentada, com padrões de listras nas patas variando entre branco, cinza e creme, dependendo do animal.

Ela se alimenta de insetos, pequenos lagartos e até mamíferos de tamanho reduzido, como morcegos, afirma a Sociedade Britânica de Tarântulas, à qual seu "descobridor" é vinculado. Ranil Nanayakkara, autor do achado, também é co-fundador da Organização pela Pesquisa e Educação da Biodiversidade do Sri Lanka.

O aracnídeo é "parente" de outras caranguejeiras (também conhecidas como tarântulas) como a Theraphosa blondi, encontrada na Amazônia e considerada uma das maiores do mundo, segundo a sociedade britânica.
A descrição da espécie foi publicada na revista da instituição, em dezembro. Em entrevista ao G1, o editor da revista, Peter Kirk, desmentiu a ideia de que se trata de uma aranha gigante. "A Poecilotheria rajaei é uma tarântula de tamanho médio, variando de 13 a 15 centímetros, em média", disse. Ele ressaltou que o tamanho máximo pode chegar a 20 centímetros.

Veneno fraco

O veneno da aranha não é suficiente para causar sérios danos a um ser humano, sendo parecido com o de outras caranguejeiras, ponderou Kirk. "Aparentemente a Poecilotheria rajaei é incomum, e isso se deve enormemente à destruição de seu habitat natural", disse o editor.
Caranguejeiras arbóreas, como a nova espécie, em geral são encontradas em buracos de árvores antigas. No entanto, devido à degradação de seu habitat, este aracnídeo pode se esconder em rachaduras de casas e em construções abandonadas, afirma Kirk.

"O animal foi batizado de rajaei em homenagem ao policial Michael Rajakumar Purajah, que foi essencial em guiar a equipe de cientistas nas florestas perigosas do norte do Sri Lanka, onde ainda há resquícios de conflitos que atingem o país", afirmou o editor.
Gostaria apenas de lembrar a todos que qualquer inseto ou animal silvestre deve ser manipulado/tocado sem qualquer tipo de conhecimento. No caso das aranhas, todos...todos tem algum tipo de toxina/peçonha, podendo causar algum tipo de reação alérgica em nosso organismo...até mesmo as caranguejeiras.

fonte: g1.com.br



 

SEGUE ABAIXO ALGUMAS DICAS - PRIMEIROS SOCORROS

Emergência Médica (Acidentes Ofidicos)

Emergência Médica (Acidentes Artropodes)



Aqui você encontrará algumas informações para lhe ajudar, caso você ou alguém tenha se acidentado por animais peçonhentos.

PRIMEIROS SOCORROS
- Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
- Manter o paciente hidratado;
- Manter o paciente calmo;
- Manter o paciente em repouso. Caso a picada seja no braço ou na perna, estas extremidades devem ficar elevada;
- Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear, em caso de inchaço do membro afetado;
- Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro especifico.
-Procure o hospital credenciado mais proximo de sua região


ATENÇÃO:
- Não amarrar ou fazer torniquetes ou garrotes. O garrote impede a circulação do sangue, o que piora a situação podendo ocorrer necrose local;
- Não colocar folhas, pó de café, urina ou quaisquer outras substâncias no local da picada, pois podem provocar infecção;
- Não corte ou fure o local da picada para fazer ‘sangria’, pois somados aos efeitos do veneno, podem induzir hemorragias e infecções;
- Não ingerir bebida alcoólica, querosene ou outros tóxicos.


ACIDENTES CAUSADOS POR SERPENTES

São sintomas de um acidente causado por cascavel:

- Sem lesão evidente no local da picada;
- Flacidez da musculatura facial;
- Visão Dupla
- Mal estar, náuseas, vômitos e sudorese;
- Sonolência ou inquietação;
- Dores musculares;
- Urina escura.

São sintomas de um acidente causado por coral:

- Sem lesão evidente no local da picada;
- Paralisia flácida dos membros;
- Pálpebras caídas;
- Visão Dupla
- Dificuldade para respirar.

São sintomas de um acidente causado por Jararaca:

- Dor no local da picada podendo ocorrer bolhas;
- Sangramento no local da picada;
- Inchaço local;
- Pode evoluir com complicações, como infecção e necrose na região da picada, hemorragia e insuficiência renal;
- Pode ocorrer manifestações hemorrágicas.

São sintomas de um acidente causado por Surucucu

- Semelhante ao acidente botrópico;
- Vômitos;
- Diarréia;
- Queda da pressão arterial.


ACIDENTES CAUSADOS POR ESCORPIÃO

Os escorpiões têm ampla distribuição geográfica, predominando todo o país. O local da picada é difícil de ser detectado, podendo se observar edema discreto e hiperemia. A dor é sintoma presente em todos os casos, variando de intensidade não só com a quantidade de veneno inoculado como com a sensibilidade individual, porém crianças e idosos podem apresentar manifestações graves decorrentes do envenenamento.

Em caso de acidente, recomenda-se:
- Lavar o local da picada;
- Usar compressas mornas ajudam no alívio da dor;
- Procurar o serviço médico mais próximo ou Hospitais Credenciados;
- Se possível, levar o animal para identificação.


ACIDENTES CAUSADOS POR ARANHAS

As aranha-marrom ou aranhas do gênero Loxosceles possuem hábitos noturnos, encontram-se sob cascas de árvores, folhas secas de palmeiras, nas casas, atrás de móveis, sótãos e garagens, sendo elas as causas de muitos acidentes na região Sul do Brasil. Essas aranhas provocam acidentes quando comprimidas, sendo que um acidente comum pode ocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdomem, coxa e braço os locais de picada mais comuns. Não causa dor e após alguns dias podem aparecer feridas (necroses) no local da picada.

As aranhas armadeiras e/ou aranha-da-banana ou aranhas do gênero Phoneutriasão agressivas, quando molestadas apóiam-se nas patas posteriores, erguendo as anteriores em características posição de ataque. Não constroem teias e encontra-se em bananeiras, terrenos baldios, zonas rurais e junto a residências humanas. A maio parte dos acidentes é registrada na região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. É bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indivíduo vai calçar o sapato ou a bota.

As aranhas denominadas viúvas-negras ou aranhas do gênero Latrodectus/flamenguinhas constróem teias irregulares na vegetação baixa e não são agressivas. Encontram-se em plantações, vegetações arbustivas, gramíneas e casas de zonas rurais, predominantemente no litoral nordestino, e causam acidentes com dor local acompanhada de contrações musculares, agitação e sudorese.

Aranhas denominadas licosa, aranha-da-grama e/ou tarântula ou aranhas do gênero Lycosa não constroem teia, são ágeis, porém pouco agressivas e quando molestadas, fogem. Encontra-se nos gramados junto a muros, sob pedras e folhas podendo entrar nas residências. Sua picada produz geralmente forte dor local.

As aranhas caranguejeiras encontram-se em lugares quentes, nas zonas tropicais e sub-tropicais. Nas cidades são encontradas em quintais, terrenos baldios e eventualmente dentro de residências. Sua importância médica está no fato delas poderem lançar pelos urticantes situados no dorso do abdomem.

Em caso de acidente, recomenda-se:
- Lavar o local da picada;
- Usar compressas mornas ajudam no alívio da dor;
- Procurar o serviço médico mais próximo ou Hospitais Credenciados;
- Se possível, levar o animal para identificação.


ACIDENTES CAUSADOS POR VESPAS E ABELHAS

As abelhas são insetos sociais que vivem em grupos organizados contendo grande número de indivíduos num mesmo ninho, no qual existe uma divisão de trabalhos e castas. As vespas diferem das abelhas principalmente por apresentarem o abdomem mais afiliado, e, entre o tórax e o abdômen uma estrutura relativamente alongada. As manifestações clínicas são distintas, dependendo da sensibilidade do indivíduo ao veneno e o número de picadas. Em pessoas alérgicas, uma ou poucas picadas odem causar um grave acidente.

Em caso de acidente, recomenda-se:
- Em caso de acidente provocado por múltiplas picadas de abelha ou vespas, levar o acidentado rapidamente ao hospital. Em alguns dos insetos que provocaram o acidente, a remoção dos ferrões pode ser feita raspando com lâminas no local da ferroada, evitando-se retirá-los através de pinças pois a compressão dos reservatórios de veneno resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão.


ACIDENTES CAUSADOS POR TATURANAS DO GÊNERO LONOMIA OU LAGARTAS

Os acidentes ocorrem geralmente na manipulação de troncos de árvores frutíferas e na jardinagem. As taturanas ou lagartas podem causar acidentes, sendo que são formas larvais de mariposas que possuem cerdas pontiagudas contendo as glândulas do veneno. O contato gera dor e queimação local, com inchaço e vermelhidão discretos. Somente espécies de Lonomia sp pode causar envenenamento com hemorragias à distância e complicações como insuficiência renal.

Em caso de acidente, recomenda-se:
- Lavar imediatamente a área com água e sabão;
- Usar compressas com gelo ou água gelada, que auxiliam no alívio da dor;
- Procurar o serviço médico mais próximo ou Hospitais Credenciados;
- Se possível, levar o animal para identificação.


ACIDENTES CAUSADOS POR ANIMAIS MARINHOS

Algumas espécies provocam acidentes por ingestão, enquanto outras por ferroadas ou mordeduras. Na Amazônia, existem ainda peixes que produzem descarga elétrica e outros que penetram em orifícios naturais dos banhistas.

Os acidentes causados por:
- Arraias são de caráter necrosante e a dor é o sintoma proeminente;
- Baiacus pode conduzir a vítima à paralisia consciente e óbito por falência respiratória.
- Aguas-vivas produzem dor no local e vermelhidão

Em caso de acidente, recomenda-se:
- Lavar o local com água; (do mar, no caso de agua-viva)
- Fazer compressas de água; (gelada, no caso de agua-viva)
- Procurar o serviço médico mais próximo.


ACIDENTES CAUSADOS POR CELENTERADOS

Acidentes com anêmonas e corais são pouco freqüentes e de pouca gravidade, sendo o acidentes causado pelo contato rápido e direto com o animal. Corais podem produzir corte e introduzir fragmentos calcários.

Em caso de acidente, recomenda-se:
- Repouso do segmento afetado;
- Procurar o serviço médico mais próximo.