Bike Fit - Qual sua importância?


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Bike Fit

A prática do ciclismo cresce a cada dia no mundo, com a mesma tendência no Brasil. Seja o ciclismo de lazer ou de competição, a adaptação do ciclista à sua bicicleta é fundamental, principalmente com objetivos de prevenção de lesões e aumento de performance.
Independente da modalidade ou do uso que vai se fazer da bicicleta, temos que ter em mente que toda forma de ciclismo é considerada "atividade com padrão de movimento repetitivo". Para se ter uma idéia, numa pedalada de uma hora e meia em ritmo moderado são realizados aproximadamente 6500 giros*.
Como nosso corpo possui características antropométricas individuais, ou seja, uma pessoa dificilmente possuirá todos os membros de tamanhos iguais à outra, é fácil de perceber que bicicletas igualmente ajustadas quase nunca serão indicadas para pessoas diferentes.
Para facilitar o entendimento, abaixo estão algumas perguntas e respostas para exemplificar o fato de que "bicicletas iguais", da mesma marca e modelo, podem não ser adequadas para pessoas até mesmo com tipos físicos semelhantes.
1. Existe um padrão de posição para pedalar? Existe a Posição ideal**?

Resposta: Existe uma busca frenética de empresas e cientistas para tal, mas, ainda não. O que temos em mãos são fórmulas e tendências mundiais, algumas muito conhecidas, outras apenas iniciando sua consolidação prática e científica. Além disso, a posição ideal é relativa aos objetivos, momentos da pedalada e condição física do ciclista.
2. Esta suposta posição ideal é de conhecimento de todos? É fácil ter acesso à ela?
Resposta: Sim, e não. As opções atuais estão apresentadas de forma teórica, às vezes prática, em diversos veículos (cursos, "métodos de bike fit", livros, artigos científicos, sites, etc.). Como é esperado, há uma variação considerável de conceitos e tendências nesse meio. Filtrar as informações para aplicar na prática leva tempo e dedicação. 
3. Se o "posicionamento ideal" do ciclista sobre a bike está distribuído em diversos meios, por que preciso fazer um bike fit? Não seria mais simples ler os livros ou pesquisar na internet, fazer o "bike fit virtual" e ajustar a bike para o meu corpo?
Resposta: Conforme já sugerido pela pergunta, é possível encontrar várias opções para solucionar o problema dos ângulos, medidas e ajustes. Porém, as perguntas agora serão:
4. Qualquer pessoa se encaixa nas instruções para a "Posição Ideal", ou até mesmo, no Bike Fit Virtual?
Resposta. Não.
5. Estes métodos virtuais ou simples sugestões de padronização da "Posição Ideal" levam em consideração as minhas particularidades físicas, meu histórico ou propensão à lesões nos joelhos, quadril ou coluna, por exemplo?
Resposta. Não, com certeza não.
6. Como fazer para encontrar o ajuste ideal?
Resposta: Consultando um profissional com embasamento prático-técnico-científico no assunto. A avaliação deverá ser feita em ambiente adequado, com equipamentos de medição com tecnologia para análises biomecânicas, que permitam verificar minuciosamente os três fatores principais para que sua bicicleta esteja perfeitamente ajustada a você.
Os fatores:
1° Seu corpo, suas características antropométricas e biomecânicas;
2° Seu histórico de lesão e/ou propensões à lesões;
3° Somente após o conhecimento minucioso dos itens acima, sua bike.
Ou seja, não há como simplesmente "ajustar" a bike sem levar em consideração a condição biomecânica, avaliada por profissional capacitado e ambiente apropriado. 







 Análise cedida gentilmente pelo ciclista Maurício Castro. As angulações são as iniciais, antes do ajuste.


 * Teste realizado a pedido da equipe Proattivo Avaliação Biomecânica, com colaboração do Professor de Educação Física e Personal Trainer, o ciclista Nelson Gimenes de Souza. O Prof. Nelson é proprietário do Prohealth Studio. Estudioso do ciclismo, possui formação em Bike Fit e faz parte da equipe realizando treinamento especializado e consultoria para outros atletas.
** Entende-se por "posição ideal" as posições do ciclista em relação à bicicleta, cada uma sobre o respectivo tipo e momento da pedalada (Bicicleta de montanha, Estrada, Contra-Relógico, etc).