Como Remover Carrapato?

Removendo carrapatos!!!


Em geral, os carrapatos duros demoram mais tempo para transmitir doenças para as pessoas. Algumas doenças exigem que o carrapato fique na pele por quatro horas ou mais. A maioria das infecções da doença de Lyme (em inglês) ocorre depois que um carrapato infectado ficou em seu hospedeiro por mais de um dia. Por essa razão, é importante procurar regularmente por carrapatos em você e em sua família todas as vezes que estiver próximo de algum lugar onde é provável que eles vivam, inclusive em:

  • arbustos densos,
  • áreas arborizadas,
  • grama alta,
  • braquiara,
  • capim,
...etc.
tick's engorged abdomen
Foto cortesia de CDC/Dr. Amanda Loftis, Dr. William
Nicholson, Dr. Will Reeves, Dr. Chris PaddockO abdômen ingurgitado de um carrapato
atrapalha a pinça
Como as larvas de carrapatos costumam esperar no solo por hospedeiros, também é uma boa idéia procurar por elas depois de se sentar no chão. Você também deve ficar de olho nos carrapatos depois de recolher folhas ou carregar madeira.
Como geralmente leva quatro horas para o carrapato deixar uma pessoa doente, é uma boa idéia procurar por eles a cada duas ou três horas. Dê uma atenção especial às áreas atrás das orelhas, a qualquer lugar onde a pele (em inglês) se dobre e a todo o couro cabeludo. Fique de olho em pequenas ninfas de carrapato, elas freqüentemente transmitem a doença de Lyme porque são pequenas e difíceis de serem percebidas.
Na maioria dos casos, também é mais fácil remover os carrapatos antes que eles tenham passado muito tempo em seu corpo. Quanto mais tempo ele fica preso em sua pele, mais inchado o abdômen dele ficará, tornando difícil agarrar o carrapato sem espremê-lo. Além disso, a saliva do carrapato é como cimento, endurece à medida que ele se alimenta, tornando-o mais difícil de ser removido.
removing a tick illustration
Remova os carrapatos segurando-os com uma pinça pela extremidade mais próxima da pele possível e puxe-os para fora
Quando encontrar um carrapato, veja o que deve ser feito:
  1. use uma pinça para segurar o carrapato pela extremidade onde ele se fixa à pele. Se você passa muito tempo em áreas sujeitas a ter carrapatos, é bom manter algumas pinças à mão somente para removê-los. Sempre desinfete as pinças depois de usá-las.
  2. puxe o carrapato para fora. Puxe com um movimento lento e firme, e não sacuda ou gire o carrapato. Tenha cuidado para não espremer o abdômen dele.
  3. lave toda a área com água e sabão.
  4. se possível, guarde o carrapato. Ele pode ajudar os médicos a fazer um diagnóstico mais preciso em caso de doença.
Se você já ouviu algumas histórias antigas sobre como remover carrapatos, é provável que elas não sejam uma boa idéia. Aplicar álcool isopropílico, vaselina, removedor de esmalte ou colocar um fósforo aceso próximo da área não irá ajudá-lo a remover o carrapato. É mais provável que essas coisas façam o carrapato regurgitar, lançando substâncias potencialmente infectadas dentro da picada.