Se não houver comprometimento....não adianta nada o SGS.


11/06/2014 - 16:04
Atrativos turísticos de Bonito iniciam Projeto de Gestão de Segurança
Mais de dez empresas das regiões de Bonito e do Pantanal recebem consultorias com subsídio do Sebrae.
Adap. Dhayane
Tweet
Um projeto do Sebrae tem buscado inserir e consolidar normas técnicas de segurança em empresas que trabalham com os principais destinos turísticos de Bonito e do Pantanal sul-mato-grossense. “A intenção é contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade destas regiões, promovendo o aumento da competitividade das empresas através da gestão de qualidade”, explica Vanessa Leite, gerente da instituição no Sudoeste de Mato Grosso do Sul.
De junho a dezembro deste ano, 11 estabelecimentos recebem consultorias via Sebraetec, programa do Sebrae que subsidia parte do valor investido nas consultorias, cabendo aos empresários arcarem apenas com o restante dos custos.
O objetivo é dar subsídio para que os participantes tenham condições de implementar ao final do projeto a norma “ABNT NBR 15.331”, estando aptos para adquirir Certificação em Sistema de Gestão de Segurança para o Turismo de Aventura.
Atualmente, seis empresas de Bonito obtiveram a certificação através do Programa Aventura Segura, realizado pelo Ministério do Turismo, com execução da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo (Abeta). “Se conseguirmos certificar metade dos participantes do projeto, Bonito será o município líder no Brasil”, afirma Vanessa.
Para atender aos requisitos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas Melhoria estão previstas a implantação de procedimentos de gestão operacional, documental e da segurança nas atividades previstas no escopo da norma; sensibilização para maior envolvimento dos colaboradores com as atividades oferecidas pela empresa e contempladas no Sistema de Gestão de Segurança (SGS); e preparação da empresa para auditoria de certificação através de organismo de terceira parte.
O projeto conta com a parceria da ATRATUR (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região) e da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura); além do apoio da Prefeitura Municipal de Bonito.
Fazem parte da ação: Balneário do Sol, Eco Parque Porto da Ilha, Fazenda Ceita Corê, Gruta do Lago Azul,   Grutas de São Miguel, Kelm Scuba Dive, Lobo Guará Bike Adventure, Nascente Azul, Parque Ecológico Rio Formoso, Pousada Aguapé, e Rotta Zagaia Quadriciclo

CONCLUSÃO do INST. ALLAN VELCIC.

Eu como Instrutor e colaborador ativo da ABETA, posso afirmar que:
É um excelente passo para melhorar a segurança de vários passeios e atrativos. Vale lembrar que não adianta nada as consultorias se o atrativo/proprietário e funcionários não aplicarem e seguirem os princípios básicos para segurança.

Exintem regras e protocolos a serem seguido e implementados.

O selo devera ser renovado, mas se não houver empenho..isso sera em vão.
Eu realizei a consultoria em um atrativo, simplesmente não conseguiram cumprir o meu cronograma de exigências e hoje seguem apenas 30% do que foi estudado e implantado. Assim não vale nada o selo do SGS.