Suplementação de Glicerol e Hidratação

Suplementação de Glicerol e Hidratação
  Saúde & Performance - Suplementos 
 
São inúmeras as evidências científicas que mostram que o exercício regular trás muitos benefícios à saúde, mas as condições de calor e umidade impõem um grande desafio à capacidade do corpo realizar uma atividade física. Em casos de desidratação, o desempenho fica significativamente reduzido e aumentam os riscos de doenças relacionadas ao calor. Dessa forma, a ciência da nutrição esportiva tem trabalhado no sentido de elaborar estratégias para minimizar o impacto destas condições em pessoas fisicamente ativas e atletas.
Atualmente, a suplementação com glicerol tem recebido atenção na literatura, sendo apontado como um possível suplemento capaz de evitar a hipohidratação. O glicerol é a parte hidrofílica que compõem os triglicerídeos, tendo assim a capacidade de reter água no organismo e, conseqüentemente, promover a hiperhidratação.
A maioria das pesquisas sobre o uso de glicerol com o objetivo de induzir a hiperhidratação relata benefícios principalmente em esportes de longa duração realizados em ambientes quentes e úmidos. Um estudo realizado por Goulet (2006) com atletas submetidos a um treinamento a 60%Vo2máx por 90 min mostra que os indivíduos suplementados com glicerol duas horas e meia antes do exercício reteram 80% do líquido ingerido. Em contra partida, os que ingeriram apenas água, apresentaram apenas 50% de retenção. Quatro horas e meia após a ingestão do glicerol, ocorreu uma redução de 54% do volume urinário.
Outros estudos, porém, demonstram que a suplementação com glicerol não aumenta a performance atlética e nem altera as funções termorreguladoras e cardiovasculares, apesar de aumentar consideravelmente a retenção de líquidos antes e durante o exercício, e promover a diminuição da produção urinária durante a prática. Existe ainda o problema relacionado a palatabilidade do suplemento, que costuma não apresentar boa tolerabilidade gastro-intestinal.
Assim, a melhora do desempenho atlético com glicerol ainda é um assunto controverso, exigindo a realização de mais pesquisas. Até que tais hipóteses sejam realmente comprovadas, sugere-se que a hidratação com água e bebidas esportivas sejam estimuladas para que o estado de desidratação seja evitado.
Qual a quantidade a ser utilizada de glicerol apontada pelos estudos?
A dose padrão utilizada é de 1g/ kg com 1,5 litros de água de 60-120 minutos antes do exercício. Contudo, mais estudos são necessários para determinar a solução/concentração do glicerol com o intuito de favorecer a hiperhidratação e palatabilidade. Ainda não se sabe os efeitos no metabolismo com a hiper-dosagem, porém alguns atletas apresentam náuseas e diminuição do esvaziamento gástrico.

"Utilizo a medida de 10ml diluidos em 1,5 L...sinto minha musculatura mais resistente ao calor e prcesso de desidratação."...Allan P. Velcic é um dos atletas que utiliza o glicerol em dias de treino.

Referências:
www.gssi.com.br
WAGNER. R. Dale. Hiperhydrating with glicerol: implications for athletic performance. Journal of the American Dietetic Association. 1999 v. 99 n.2
GOULET, Eric D. B. , ROUBERGS, Robert A., LABRECQUE, Susan , et al. Effect of glycerol-induced hyperhydration on thermoregulatory and cardiovascular functions and endurance performance during prolonged cycling in a 25 °C environment. Appl. Physiol. Nutr. Metab. 31: 1–9 (2006)