Grandes Projetos para 2013 - Bonito/MS - Comtur - Secretaria de Turismo


 

PROJETO ENSINANDO AVENTURA 

 
 

 

2013

 

Sumário

 

 

01.  Apresentação

 

02.  Justificativa

 

03.  Objetivo Geral

 

04.  Objetivo Específico

 

05.  Metas

 

06.  Abrangência

 

07.  Resultado Esperado

 

08.  Desenvolvimento e Metodologia

 

09.  Ações Estratégicas

 

10.  Recursos Humanos

 

11.  Equipe de Apoio

 

12.  Monitoramento

 

13.  Cronograma de Desembolso

 

14.  Prazo de Execução

Identificação

 

 

Entidade

Instituto Xênios – Desenvolvimento Sustentável

Rota Aventura – Cursos, Consultorias e Equipamentos

 

 

Responsável Didático

Inst. Allan Patrício Velcic

M.Sc. Cláudio Alexandre de Souza

Sec. Ângela Claudia V. Lopes

Responsável Técnico

Inst. Allan Patrício Velcic

 

 

Endereço

Rua Senador Filintor Mulher 878 - Centro

 

 

Telefone

(67) 3255-4635

84597900

84064959

 

 

e-mail


 

 

 

 

Elaboração

Ints. Allan Patrício Velcic

M.Sc. Cláudio Alexandre de Souza

 

Apresentação

 

              

                      Esse projeto teve inicio na Cidade de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões, ambas no Interior da Cidade de São Paulo.

                      Todas cidadezinhas com pouco mais de 20mil habitantes onde o Turismo vem sendo explorado a anos, mas sem a elaboração de um Plano De Turismo ou estrutura organizacional.

 

                      A terceira Cidade escolida pela equipe foi Bonito, distante cerca de 280 kilometro de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

 

                       Um grande mercado potencial para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura. A diversidade natural, as matas, grutas, cachoeiras e os rios, além do clima favorável, criam oportunidades e ambientes atrativos para a prática de diferentes atividades de aventura. O número de praticantes e de prestadores de serviços de turismo de aventura cresce a cada dia no país. Mas essa é uma atividade associada a pequenos riscos. Por isso, é importante que haja algum tipo de parâmetro para a mensuração de riscos e o auto conhecimento de normas para a prática segura das atividades de aventura.

 

                      As condições inadequadas de vida de nossas crianças reclamam aos nossos olhos diferentes formas de abordagens em prol das questões relacionadas às suas necessidades, nos levando a incansável busca de tomadas de posição que nos conduzam para ações que gerem o desenvolvimento da criança. Esse entendimento, portanto, vai muito além dos cuidados básicos de higiene, segurança, alimentação e saúde. É preciso uma atenção adequada às necessidades interativas por parte de todos aqueles que formam o círculo de convívio. Em qualquer classe social, a qualidade dessa relação, crianças e adultos será determinante para saúde física e mental do desenvolvimento de sua personalidade. O processo de desenvolvimento ocorre em todos os espaços, na comunidade, nos lares, nas famílias, nas escolas. Há que se satisfazer, no entanto, conceitos relativos ao desenvolvimento. Colocar criança em plano separado significa desvinculá-la de seu contexto social e, atendê-la condignamente significa buscar a redução das desigualdades entendendo que estas não atrelam meramente em questões de renda.

 

                      É, portanto, urgente o incremento e valorização de atitudes de cooperação entre várias agendas, estratégias e atores com intuito de desenvolver atividades que integram e que possam produzir programas e ações otimizando os recursos.

 

Justificativa

 

 

                      O “Projeto Ensinando Aventura” é uma forma de a gestão municipal apresentar as crianças o curso de qualificação relacionado com atividades de aventura, educação ambiental e profissional.

                     

                      Com isso a Cidade que estiver interessada em formar parceria para o desenvolvimento desse projeto, começa a reunir conhecimento necessário para ingressar, com segurança, no cenário do Turismo, seja ele de aventura ou apenas contemplativo. Sendo um marco situacional que irá determinar uma verdadeira mudança na conscientização e aprendizado das crianças, adolescentes e jovens.

 

                      Ampliar horizontes faz-se necessário para que, de forma eficaz enfrentemos junto as vulnerabilidade em contato a natureza e o seu desenvolver junto das nossas crianças.

 

                      Portanto o que buscamos é despertar o interesse dos mesmos, repassando toda experiência desta equipe, a fim de ampliar seu universo de informação e ou uma futura profissão.

 

                      Ressaltamos, no entanto, que para atendermos a essa demanda de forma satisfatória não bastam apenas nossos esforços e recursos humanos. É muito importante o entendimento em relação ao projeto como uma ferramenta de estudo e capacitação dos envolvidos.

 

Objetivo Geral

 

                     

                      O instituto Xênios, empresa que vem atuando há mais de 04 anos com atividades de esportes de aventura, através de seus sócios fundadores, que atuaram nesta área em Minas Gerais e hoje atuam neste município, juntamente com a Rota Aventura, uma empresa que teve sua origem como Zona Radical na cidade de Atibaia no interior de São Paulo, onde prestava Consultoria em Atividades de Aventura e elaboração de Projetos. Atualmente, seu fundador reside aqui em Bonito há mais de 06 anos.

                      Sendo assim, buscamos desenvolver atividades neste segmento junto as está Cidades escolhidas como parceiras.

 

                      Os alunos envolvidos junto ao Projeto irão desenvolver o aprendizado em algumas áreas de turismo de aventura, tanto na teoria como vivenciando a prática das mesmas, na região. Desta forma estaremos contribuindo para a formação profissional e cidadã das crianças que fazem parte dos projetos sociais, através do conhecimento, participação e apresentação de uma opção de futura profissão para as mesmas, que contribua também para a promoção do desenvolvimento sustentável.

 

Objetivo Específico

 

 

·        Ampliar o universo informacional;

·        Ensinar aos mesmos lidar com situação de risco;

·        Desenvolver potencialidades;

·        Desenvolver atividades à proteção, desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes;

·        Promover o fortalecimento da cidadania, de práticas produtivas e promocionais de modo a favorecer a melhoria da convivência em equipe;

·        Desenvolvimento de atividade físico-motora;

·        Apresentar de forma gradativa aos grupos de trabalho, as atividades de turismo e suas modalidades, envolvendo a atividade teórica e prática.

 

Metas

 

 

 

                     

                      O projeto será desenvolvido e aplicado as crianças de projetos sociais.

 

                      Visando atender de forma profissional e segura as crianças serão divididas em turmas de acordo com o numero de horas disponíveis de cada período.

 

                      As atividades serão desenvolvidas por instrutores que estarão atuando com os mesmo em todos os momentos, tanto teórico, quanto prático, perfazendo uma relação de atendimento de 01 instrutor para cada grupo de 10 crianças.

 

Abrangência

 

 

 

                      Crianças e adolescentes, inclusos nos projetos sociais em desenvolvimento junto a Prefeitura ou Associações.

 

Exemplos: “Patrulha Militar Mirim e Patrulha Florestinha”.

 

Resultados Esperados

 

                     

·        Despertar o interesse voltado para o meio ambiente;

·        Aprender e entender as atividades de turismo e esporte de aventura;

·        Reduzir as desigualdades;

·        Erradicar a situação de riscos;

·        Conhecer a região e suas atividades de turismo.

 

Desenvolvimento Metodologia

 

 

                     

                      O aluno deverá ser preparado para entender que a educação ambiental, se aplicada amplamente, é considerada uma grande contribuição filosófica e metodológica em geral e ao modo de vida. Deve ainda, ser transmitida de forma responsável, ética e coerente, bem como buscar sensibilizar os participantes destas atividades sobre estes valores. A educação ambiental proposta neste projeto está vinculada à transmissão de conhecimentos sobre a natureza e ao meio ambiente.

 

                      Atendimento sócio educativo em meio aberto com atividades voltadas para educação, esporte, cultura e lazer, com aulas teóricas e pratica, vivenciadas em locais abertos e sala de aula.

                      Os profissionais das duas organizações vêm através deste projeto profissional de educação ambiental levar as crianças o acesso a uma formação, através de práticas lúdicas e de conscientização sobre a temática ambiental, com atividades de aventura e dinâmica em grupo.

 

                      Esta proposta visa atender as crianças que hoje fazem parte dos projetos sociais, passando aos mesmos como funciona a atividade de turismo de aventura nesta região e ensinar as práticas que podem torná-los futuramente um profissional de sucesso.

                     

                      Com isso a Cidade pode estar iniciando uma grande fase junto ao Ecoturismo, estaremos passando e desenvolvendo dentro de cada aluno uma “futura profissão” de forma agradevel e com ética profissional.

 

 

 

Ações Estratégicas

 

 

 

·        O despertar de uma nova profissão que se encontra em expansão a nível nacional;

·        Desenvolvimento da Cidade junto ao Turismo

 

Parceiros Estratégicos

 

 

 

·        Secretaria de Turismo;

·        Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura;

·        Secretaria de Educação;

·        Secretaria de Saúde;

·        Secretaria de Meio Ambiente;

·        Atratur;

·        Hotéis;

·        Agencias de Turismo;

·        Policia Florestal;

·        Outros.

 

 

Recursos Humanos

 

·        Coordenador Técnico;

·        Coordenador Didático;

·        Instrutor dos Projetos.

 

Monitoramento

 

 

·        Coordenador Geral/Técnico;

·        Instrutor das atividades de turismo;

·        Instrutor/alunos dos projetos.

 

 

 

Prazo de Execução

 

                      Pode variar de acordo com o conteúdo que será aplicado e conforme o numero de alunos. Todo o conteúdo será passado aos alunos de forma simples com dinâmicas em grupo para facilitar a aprendizagem e com cautela para não deixa-los desmotivados ou sobrecarregados.