PROJETO ENSINANDO AVENTURA
2013
Sumário
01. Apresentação
02. Justificativa
03. Objetivo
Geral
04. Objetivo
Específico
05. Metas
06. Abrangência
07. Resultado
Esperado
08. Desenvolvimento
e Metodologia
09. Ações
Estratégicas
10. Recursos
Humanos
11. Equipe
de Apoio
12. Monitoramento
13. Cronograma
de Desembolso
14. Prazo
de Execução
Identificação
Entidade
Instituto Xênios – Desenvolvimento Sustentável
Rota Aventura – Cursos, Consultorias e Equipamentos
Responsável
Didático
Inst. Allan Patrício Velcic
M.Sc. Cláudio Alexandre de Souza
Sec. Ângela Claudia V. Lopes
Responsável
Técnico
Inst. Allan Patrício Velcic
Endereço
Rua Senador Filintor Mulher 878 - Centro
Telefone
(67) 3255-4635
84597900
84064959
e-mail
Elaboração
Ints. Allan Patrício Velcic
M.Sc. Cláudio Alexandre de Souza
Apresentação
Esse projeto teve inicio
na Cidade de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões, ambas no Interior da Cidade de
São Paulo.
Todas cidadezinhas com
pouco mais de 20mil habitantes onde o Turismo vem sendo explorado a anos, mas
sem a elaboração de um Plano De Turismo ou estrutura organizacional.
A terceira Cidade escolida
pela equipe foi Bonito, distante cerca de 280 kilometro de Campo Grande,
capital do Mato Grosso do Sul.
Um grande mercado potencial para o Ecoturismo
e o Turismo de Aventura. A diversidade natural, as matas, grutas, cachoeiras e
os rios, além do clima favorável, criam oportunidades e ambientes atrativos
para a prática de diferentes atividades de aventura. O número de praticantes e
de prestadores de serviços de turismo de aventura cresce a cada dia no país.
Mas essa é uma atividade associada a pequenos riscos. Por isso, é importante
que haja algum tipo de parâmetro para a mensuração de riscos e o auto
conhecimento de normas para a prática segura das atividades de aventura.
As condições inadequadas de
vida de nossas crianças reclamam aos nossos olhos diferentes formas de
abordagens em prol das questões relacionadas às suas necessidades, nos levando
a incansável busca de tomadas de posição que nos conduzam para ações que gerem
o desenvolvimento da criança. Esse entendimento, portanto, vai muito além dos
cuidados básicos de higiene, segurança, alimentação e saúde. É preciso uma
atenção adequada às necessidades interativas por parte de todos aqueles que
formam o círculo de convívio. Em qualquer classe social, a qualidade dessa
relação, crianças e adultos será determinante para saúde física e mental do
desenvolvimento de sua personalidade. O processo de desenvolvimento ocorre em
todos os espaços, na comunidade, nos lares, nas famílias, nas escolas. Há que
se satisfazer, no entanto, conceitos relativos ao desenvolvimento. Colocar
criança em plano separado significa desvinculá-la de seu contexto social e,
atendê-la condignamente significa buscar a redução das desigualdades entendendo
que estas não atrelam meramente em questões de renda.
É, portanto, urgente o
incremento e valorização de atitudes de cooperação entre várias agendas,
estratégias e atores com intuito de desenvolver atividades que integram e que
possam produzir programas e ações otimizando os recursos.
Justificativa
O “Projeto Ensinando
Aventura” é uma forma de a gestão municipal apresentar as crianças o curso de
qualificação relacionado com atividades de aventura, educação ambiental e
profissional.
Com isso a Cidade que
estiver interessada em formar parceria para o desenvolvimento desse projeto, começa
a reunir conhecimento necessário para ingressar, com segurança, no cenário do
Turismo, seja ele de aventura ou apenas contemplativo. Sendo um marco
situacional que irá determinar uma verdadeira mudança na conscientização e
aprendizado das crianças, adolescentes e jovens.
Ampliar horizontes faz-se
necessário para que, de forma eficaz enfrentemos junto as vulnerabilidade em
contato a natureza e o seu desenvolver junto das nossas crianças.
Portanto o que buscamos é
despertar o interesse dos mesmos, repassando toda experiência desta equipe, a
fim de ampliar seu universo de informação e ou uma futura profissão.
Ressaltamos, no entanto,
que para atendermos a essa demanda de forma satisfatória não bastam apenas nossos
esforços e recursos humanos. É muito importante o entendimento em relação ao
projeto como uma ferramenta de estudo e capacitação dos envolvidos.
Objetivo Geral
O instituto Xênios,
empresa que vem atuando há mais de 04 anos com atividades de esportes de
aventura, através de seus sócios fundadores, que atuaram nesta área em Minas Gerais e hoje
atuam neste município, juntamente com a Rota Aventura, uma empresa que teve sua
origem como Zona Radical na cidade de Atibaia no interior de São Paulo, onde
prestava Consultoria em Atividades de Aventura e elaboração de Projetos.
Atualmente, seu fundador reside aqui em Bonito há mais de 06 anos.
Sendo assim, buscamos desenvolver
atividades neste segmento junto as está Cidades escolhidas como parceiras.
Os alunos envolvidos junto
ao Projeto irão desenvolver o aprendizado em algumas áreas de turismo de
aventura, tanto na teoria como vivenciando a prática das mesmas, na região.
Desta forma estaremos contribuindo para a formação profissional e cidadã das crianças
que fazem parte dos projetos sociais, através do conhecimento, participação e
apresentação de uma opção de futura profissão para as mesmas, que contribua
também para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Objetivo Específico
·
Ampliar o universo informacional;
·
Ensinar aos mesmos lidar com situação de risco;
·
Desenvolver potencialidades;
·
Desenvolver atividades à proteção, desenvolvimento e socialização
de crianças e adolescentes;
·
Promover o fortalecimento da cidadania, de práticas produtivas e
promocionais de modo a favorecer a melhoria da convivência em equipe;
·
Desenvolvimento de atividade físico-motora;
·
Apresentar de forma gradativa aos grupos de trabalho, as
atividades de turismo e suas modalidades, envolvendo a atividade teórica e
prática.
Metas
O projeto será desenvolvido
e aplicado as crianças de projetos sociais.
Visando atender de forma
profissional e segura as crianças serão divididas em turmas de acordo com o
numero de horas disponíveis de cada período.
As atividades serão
desenvolvidas por instrutores que estarão atuando com os mesmo em todos os
momentos, tanto teórico, quanto prático, perfazendo uma relação de atendimento
de 01 instrutor para cada grupo de 10 crianças.
Abrangência
Crianças e adolescentes,
inclusos nos projetos sociais em desenvolvimento junto a Prefeitura ou
Associações.
Exemplos:
“Patrulha Militar Mirim e Patrulha Florestinha”.
Resultados Esperados
·
Despertar o interesse voltado para o meio ambiente;
·
Aprender e entender as atividades de turismo e esporte de
aventura;
·
Reduzir as desigualdades;
·
Erradicar a situação de riscos;
·
Conhecer a região e suas atividades de turismo.
Desenvolvimento Metodologia
O aluno deverá ser
preparado para entender que a educação ambiental, se aplicada amplamente, é
considerada uma grande contribuição filosófica e metodológica em geral e ao
modo de vida. Deve ainda, ser transmitida de forma responsável, ética e
coerente, bem como buscar sensibilizar os participantes destas atividades sobre
estes valores. A educação ambiental proposta neste projeto está vinculada à
transmissão de conhecimentos sobre a natureza e ao meio ambiente.
Atendimento sócio
educativo em meio aberto com atividades voltadas para educação, esporte,
cultura e lazer, com aulas teóricas e pratica, vivenciadas em locais abertos e
sala de aula.
Os profissionais das duas
organizações vêm através deste projeto profissional de educação ambiental levar
as crianças o acesso a uma formação, através de práticas lúdicas e de
conscientização sobre a temática ambiental, com atividades de aventura e
dinâmica em grupo.
Esta proposta visa atender
as crianças que hoje fazem parte dos projetos sociais, passando aos mesmos como
funciona a atividade de turismo de aventura nesta região e ensinar as práticas
que podem torná-los futuramente um profissional de sucesso.
Com isso a Cidade pode
estar iniciando uma grande fase junto ao Ecoturismo, estaremos passando e
desenvolvendo dentro de cada aluno uma “futura profissão” de forma agradevel e
com ética profissional.
Ações Estratégicas
·
O despertar de uma nova profissão que se encontra em expansão a
nível nacional;
·
Desenvolvimento da Cidade junto ao Turismo
Parceiros Estratégicos
·
Secretaria de Turismo;
·
Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura;
·
Secretaria de Educação;
·
Secretaria de Saúde;
·
Secretaria de Meio Ambiente;
·
Atratur;
·
Hotéis;
·
Agencias de Turismo;
·
Policia Florestal;
·
Outros.
Recursos Humanos
·
Coordenador Técnico;
·
Coordenador Didático;
·
Instrutor dos Projetos.
Monitoramento
·
Coordenador Geral/Técnico;
·
Instrutor das atividades de turismo;
·
Instrutor/alunos dos projetos.
Prazo de Execução
Pode variar de acordo com o conteúdo que será
aplicado e conforme o numero de alunos. Todo o conteúdo será passado aos alunos
de forma simples com dinâmicas em grupo para facilitar a aprendizagem e com
cautela para não deixa-los desmotivados ou sobrecarregados.