Mergulho sem Treinamento !

CASO 01



De acordo com Graziele, todas as vezes que Alessandro foi mergulhar na pedreira, os relatos eram os mais felizes. “Ele adora aquele lugar. Uma vez ele me disse que chegou até um carro que esta no fundo do lago, nunca me disse que passou algum perigo lá", conta.
Diferente de Alessandro, Rodrigo chegou ao local pela primeira vez, de acordo com sua esposa. Neste sábado, ele levava equipamentos novos, comprados nos Estados Unidos.
Os dois mergulhadores acordaram cedo e chegaram ao local com mais um amigo. Eles entraram no lago por volta das 15 h e desde então, estão desaparecidos.

Sobre a experiência de Alessandro, a mulher relata que ele sempre foi muito cauteloso e preocupado. “Ele usa os melhores equipamentos e faz manutenção toda semana(ISSO NÃO AJUDA MUITO. PQ O PIOR ERRO É NÃO TER TREINAMENTO PARA REALIZAR MEGULHOS PROFUNDO..EQUIPAMENTO FALHA ATÉ OS MELHORES, MAS O TREINAMANTO LEVA VC A RESOLVER, SOLUCIONAR OS PROBLEMAS.). Tinha cursos e conhecia o lugar. Ele me disse que ia descer só 17 metros”( NINGUEM VAIA PARA A PREDREIRA SÓ PARA DESCER ATÉ 17MTS!!! ISSO É ILUSÃO), desabafa.

As buscas foram retomadas na manhã desta segunda-feira (12). O local, segundo o Corpo de Bombeiros é considerado de difícil acesso, já que tem uma profundidade de 90 metros. A previsão é as buscas continuem até o fim do dia. Até as 10h30 desta manhã, os dois continuavam desaparecidos.
Bombeiros informaram no fim da manhã que um equipamento chamado de robo, deve ajudar nas buscas, mas ainda não foi utilizado. Equipes do exército foram chamadas para ajudar na procura.

Por meio de uma nota, a Votorantim Cimentos, proprietária do local, lamenta o ocorrido e coloca-se à disposição das autoridades competentes para investigação do fato. A pedreira está fora de operação há dez anos e a empresa informou que cumprirá as determinações do para isolamento da área.



CASO 02


De acordo com relatórios preliminares da Secretaria Municipal de Protecção Civil Solidaridad (Playa del Carmen), esta manhã, foi confirmada a morte de um homem espanhol, que era o líder da expedição, e um casal de brasileiros, segundo informações os brasileiros não possuiam treinamento nem equipamento adequados para mergulhar em cavernas, imagina-se que o guia tenha cometido um engano devido a falta de luminosidade e conduzido o casal até uma área de full cave, os corpos dos Brasileiros ainda não foram identificados, o guia foi indentificado como sendo o espanhol Ismael García Manzanares, mergulhador experiente que já tinha guiado mais de 100 mergulhos nos cenotes de Chac Mool
um esclarecimento quanto ao tipo de mergulho realizado pelos 3 mergulhadores: no México a zona de cave ( área da caverna aonde ainda se tem luz natural ) dos cenotes pode ser visitada por mergulhadores recreativos desde que acompanhados por um guia experiente e nunca em horários próximos ao fim do dia pois a falta de luz natural pode facilmente desorientar os mergulhadores.
Estas três pessoas exploravam o cenote de Chac Mool, localizado a cerca de 500 metros de Puerto Aventuras.
Aparentemente o grupo foi para o local às 16:00 de quinta-feira e seus companheiros perderam contato com eles ao redor das 21:00 h.
os corpos foram resgatados por volta da 01:30 desta sexta-feira já na zona de full cave, (local que teoricamente não deveriam estar), até o momento se desconhece o motivo do acidente, as autoridades locais estão trabalhando e investigando o caso.


Entrevista de Especialistas:

O mergulho é uma atividade muito segura, mas deve ser realizada com responsabilidade e muita, muita segurança. Treinamento é a base para essa atividade se tornar segura.
Durante toda minha carreira de Instrutor de Mergulho e Especialista em Segurança de Atividades de Aventura, jamais fui negligente ou irresponsável com as atividades desenvolvidas. 
Uma coisa eu posso dizer com toda segurança:
Faltou responsabilidade para todos os mergulhadores acima. 
Limite de treinamento ultrapassado,
Regras do consumo de ar deixadas como segundo plano,
Profundidade ou limites ultrapassados,
Excesso de confiança,
Guia (caso 02) despreparado.

Atividade Segura, sua vida esta em jogo!!!

Allan P. Velcic...34 anos, sendo 17 dedicados ao Esporte de Aventura. Estudou os casos acima e resumiu com toda sua experiência alguns possíveis pontos falhos. Revista Adventure Scuba. Ed. 040512.